quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Assentamento Bela Vista


Mais um grupo de pessoas que vivem de uma forma simples e longe do mundo contemporâneo.

Quando era criança e isso não faz muito tempo...meus pais e avós sempre falavam do Assentamento Bela Vista, mas nunca tinha ido visitar, pois chegou o dia e agora podemos ver em alguns registros fotográficos.

Estrada entre Araraquara-SP a Guarapiranga-SP depois de percorrer praticamente quinze quilômetros cheguei numa outra estrada onde nos leva até o Assentamento Bela Vista, a estrada é de terra e é preciso percorrer ainda mais oito quilômetros para chegar, ao redor diferente do que estamos acostumados ver por aqui, plantações de Eucalipto, Girassol, Mandioca (Aipim ou Macaxera) e pouca cana, já que estamos acostumados com cana, muita cana.

Sítios, fazendas e chácaras e vamos em frente, der repente no meio do nada aparece o Assentamento Bela Vista, você não acredita, o local fica praticamente escondido, você não consegue avistá-lo como avistamos as cidades quando estamos na estrada, ele fica super escondido e isso que eu acho o mais bacana.

Não tem asfalto e nem mansões, mas existe um chão de terra vermelha e batida, também lindos lares onde moram seres humanos simples e felizes com tudo que tem.

Esses moradores não estão presos á internet e muito menos a celulares, estão presos com suas raízes e sua cultura.

Diferente de muitos lugares do nosso Brasil, no Assentamento Bela Vista existe uma linda escola considerada modelo pela forma de ensino, onde o aprendizado vai além da sala de aula e o melhor, essas crianças não precisam viajar para poder aprender.

Energia elétrica, telefone público, água da mina e canteiros de hortaliças, assim é o assentamento, igual temos na cidade como aqui falamos, mas existe uma grande diferença, que é o contato pleno com a natureza.

Pode até ser que os jovens do assentamento não estejam contentes porque gostariam de viver onde tem mais agitação, horas, eles são jovens e cheios de energia, mas se eu pudesse dar um conselho a eles, fiquem onde estão, valorize o que tem, porque amanhã você poderá querer voltar e pode ser que não exista mais.

“Vivam e batam asas, mas não esqueçam das suas raízes”


Igreja São Judas Tadeu no Assentamento.


Antigo Clube Socidade Desportiva Cultural Bela Vista


Alameda Bela Vista


Aqui mora um Corinthiano


EMEF Hermínio Pagotto


Rua Principal do Assentamento


Depois do trabalho, o descanso merecido.