terça-feira, 4 de outubro de 2011

Guatapará – Uma história soterrada


Mais uma vez saímos de Araraquara em busca das histórias e das diferentes formas de cada cidade do nosso interior tem de começar a escrever um pedaço da sua história e de criar lugares inusitados e diferentes.

O interior pra mim é um lugar onde busco respostas do comportamento humano e uma forma de terapia, pois conhecer cada lugar novo é conhecer melhor os hábitos e costumes desse povo que movimenta toda a locomotiva chamada Brasil.


Desta vez tive o prazer de dividir todos esses lugares com meu fiel escudeiro Fabrício, que com sua câmera no ombro registrou todo nosso percurso, desde a saída até a chegada. Nosso destino era conhecer a Fazenda Guatapará, onde a história dessa cidade do interior paulista começou, a Fazenda Guatapará era uma cidade, tinha escolas, farmácia, igreja, cinema, clube e muito mais que você pode conhecer clicando aqui.

Mas para nossa decepção toda essa história foi soterrada, pois a fazenda foi vendida para usineiros que abriram valas e jogaram tudo terra abaixo e plantaram por cima, cana, hoje só podemos ver cana e nada mais do que isso.


Muitas pessoas nasceram ali e a cidade de Guatapará também começou neste lugar que hoje não guarda nada mais do que cana, triste é saber que o ouro verde acabou com tudo isso e o mais triste é que a história desta cidade foi enterrada, hoje, você poderá apenas conhecer tudo que estou falando por fotos e essa foi a minha maior decepção.

Mas nossa jornada continuou, fomos em busca também do Bar do Zé Goleiro e também da Cruz do Pedro, pois são dois lugares também diferentes que contam suas histórias.


Fomos até Ribeirão Preto e pegamos a estrada antiga de Guatapará, logo no começo encontramos um bando de Macacos que já nos deram boas vindas, mas triste saber também é que eles estavam ali porque as pessoas os alimentam e isso não legal para eles, que vivem da natureza e já tem os seus recursos para adquirir seu alimento, mas nós humanos estamos muito longe para entender todo esse ciclo, infelizmente. Mas vamos em frente, dezesseis quilômetros de terra, muita poeira e chegamos na Cruz do Pedro, o local virou um santuário, pois Pedro foi um menino assassinado a mais de um século atrás e sua Mãe jogou uma praga a quem tinha feito isso a seu filho; pois quem tivesse assassinado Pedro, iria ter as mãos secas, e foi o que aconteceu, um homem que morava próximo ao local apareceu com suas mãos secas e assim a história se tornou lenda e o santuário está lá até hoje, um local onde acontece festas e os fiéis pagam suas promessas.


Mas o nosso destino ainda era chegar no Bar do Zé Goleiro que é bem próximo da Cruz do Pedro e foi assim que conseguimos chegar, o Bar do Zé Goleiro é um local para os apaixonados por lama, ou seja, jipeiros e trilheiros, mas também é um local de encontro de amigos, famílias e de pessoas que querem sair da rotina, lá encontramos um lugar de tranqüilidade no meio de muita cana, é isso mesmo, nos quatro lados que você olha, você encontra cana, e o Bar do Zé Goleiro está lá, há muitos anos, sozinho como propriedade, mas com muitos freqüentadores.


Sentamos, tomamos uma cervejinha, comemos uma porção de polenta frita e uma porção de frango a passarinho, e ficamos conhecendo o local, passamos á tarde em baixo de uma árvore observando, fotografando e filmando, ou seja, fizemos nossa terapia de final de semana e conhecemos lugares interessantes, uns com sua história preservada e outros com sua história soterrada.


Confira o registro em vídeo feito pelo Fabrício que nos surpreende com sua narração e uma bela trilha.



Agradecemos toda atenção do Bar do Zé Goleiro e todos os amigos que fizemos pedindo informações por onde passamos.