domingo, 5 de dezembro de 2010

Fazenda Atalaia - Em Cores e bem viva na história

Cumprindo a promessa segue a segunda parte do ensaio fotográfico feito na fazenda Atalaia, o primeiro ensaio você pode ver clicando aqui.

Localizada na cidade de Santa Lúcia (290 Km da capital, na região de Araraquara), no interior de São Paulo, a fazenda Atalaia tem origem na Sesmaria das Almas e do Rancho Queimado e foi aberta pelo capitão Cândido Mariano Borba nos idos de 1º de fevereiro de 1887.

Esta fazenda ficou conhecida por ter sido cenário da novela Esperança da Rede Globo exibida no ano de 1993 e a partir de agora convido você para fazer uma viagem ao passado nos meus clics atuais.


Chegando na fazenda...


Corredor de bambus...


Capela da fazenda...


Vagonete para tranporte das sacas de café....


Sede da fazenda Atalaia...


Vala para lavagem dos grãos...


Tulha para armazenamento das sacas...


Terreiro...


Armazém da máquina de ensacar café...


Moinho...


Nascente...


Comporta para desvio de grãos...


Vista lateral da Sede...


Tijolo com as iniciais da antiga proprietária Herminda Borba...


Casa de ferramentas da fazenda...


Frente da Sede...


Detalhe da arquitetura...


Detalhe Sede...


Escadaria sede...


Dinheiro de 1879...


Máquina para ensacar o café...


Esteira para seleção de grãos...


Balança...


Detalhe esteira...


Terreiro... no detalhe circulo para quando houvesse chuva a água fosse
escoada para secagem do café...


Eu e o Sr. Camargo, administrador e propritário da fazenda que me recebeu
e me deu uma aula de história...


Saída do café para o terreiro...


Conheça mais da história da fazenda Atalaia clicando aqui.

Deixo aqui meus agradecimentos ao Sr. Camargo por reservar um pouco do seu tempo para me acompanhar e explicar cada detalhe da fazenda. E que essa história continue e se perpetue para as futuras gerações.

2 comentários: